Saiba como evitar a infecção urinária de repetição

Quando for ao banheiro, fique atento! Caso sinta dor ou ardência ao urinar, saiba que estes são os principais sintomas da infecção urinária, doença três vezes mais frequente entre as mulheres, mas que também atinge os homens e precisa ser tratada para evitar complicações.

A infecção do trato urinário (ITU) é uma das causas mais comuns de infecção na população geral e é o nome dado a qualquer processo infeccioso, seja por bactérias, vírus ou fungos, que envolvem os órgãos do trato urinário.

No entanto, quando uma pessoa apresenta mais de dois episódios de infecção urinária em seis meses ou mais de três episódios em um ano, considera-se que existe um quadro de infecção urinária de repetição, ou seja, quando a doença ocorre de forma recorrente. De fato, é muito mais comum que os pacientes apresentem infecções urinárias recorrentes restritas à bexiga, o que chamamos de cistite.

Quais são as causas da infecção urinária de repetição?

Embora a infecção urinária de repetição afete principalmente as mulheres, a doença não costuma estar relacionada a problemas anatômicos identificados no trato urinário. No entanto, no caso dos homens, apesar de rara, a infecção urinária recorrente pode, sim, ter relação direta com problemas estruturais nas vias do trato urinário.

Existem dois tipos de infecção urinária: cistite e pielonefrite. A primeira consiste em uma infecção que afeta a bexiga. A segunda, por sua vez, ataca um ou ambos os rins, o que desencadeia um quadro de infecção grave.

Abaixo, conheça as principais causas:

  • Obstrução urinária por cálculos;

  • Uso de cateteres vesicais permanentes;

  • Incontinência fecal;

  • Infecções vaginais;

  • Esvaziamento incompleto da bexiga;

  • Retenção urinária nos distúrbios urológicos;

  • Alterações hormonais.

Como evitar a infecção urinária de repetição?

É importante ressaltar que pacientes que já tiveram a doença devem estar sempre atentos e realizar exames de cultura de urina de forma frequente. Além disso, a adoção de alguns hábitos pode atuar na prevenção da doença. Considere:

  • Aumentar a ingestão de água todos os dias;

  • Evitar manter a bexiga cheia por muito tempo;

  • Beber de 2 a 3 litros de água por dia. Urinar com mais frequência ajuda a expelir as bactérias da uretra;

  • Higienizar a área genital antes e depois da relação sexual, para expulsar as bactérias que possam ter penetrado na uretra e na bexiga durante a relação;

  • Cuidar da saúde do intestino para que funcione regularmente. A presença de fezes no reto, ocasionada pela prisão de ventre, aumenta a probabilidade de contaminação urinária;

  • Após a evacuação, limpar com o papel higiênico da frente para trás para não empurrar as bactérias que existem no intestino para a uretra;

  • Atentar-se à higiene íntima em excesso, pois o excesso de limpeza pode desequilibrar a flora vaginal e fazer com que as formas mais agressivas das bactérias predominem, aumentando a chance de infecções;

  • Dar preferência às calcinhas de algodão e evitar usar calças justas, como o jeans;

  • Sempre usar preservativo nas relações sexuais.

Quais os riscos do não tratamento da infecção urinária de repetição?

Fique atento! A falta de tratamento da infecção urinária de repetição (cistite) pode levar a alterações na bexiga e trato urinário, além de poder ocasionar infecção grave com risco de vida. A infecção renal (pielonefrite) é sempre uma infecção grave que pode levar a óbito e insuficiência renal crônica.

É importante ressaltar a importância de identificar corretamente qual o agente causador da infecção, justamente para combatê-la de forma adequada. Somente um médico especialista pode diagnosticar e tratar a doença de forma adequada.

Lembre-se: problemas no trato urinário são comuns, mas tratáveis. Realize consultas e exames clínicos regularmente e cuide da sua saúde!

Tratamento para a infecção urinária de repetição em Porto Velho

O Dr. Thiago Perondi é urologista em Porto Velho e atua nas áreas de disfunções urinárias, urologia oncológica e pediátrica, saúde do homem e doenças renais. O Dr. Thiago Perondi atua também por meio da Telemedicina, como uma forma de ampliar o seu leque de atuação, disponibilizando informações até os locais mais remotos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir